O novo risco corporativo chama-se dependência tecnológica
Publicidade
Por muitos anos, a transformação digital foi tratada como sinônimo de progresso. Migrar para a nuvem, terceirizar a infraestrutura, adotar plataformas globais e automatizar processos se tornou praticamente uma exigência para se manter competitivo. E, de fato, trouxe melhorias significativas em escala, eficiência e rapidez. No entanto, esse movimento gerou um risco silencioso que ainda é pouco abordado nos conselhos de administração: a dependência tecnológica.
Hoje, muitas empresas não dependem apenas de tecnologia, mas dependem de tecnologias específicas, fornecedores específicos e arquiteturas que não possuem controle total. Isso não parece um problema enquanto tudo está funcionando, mas pode virar uma grande dor de cabeça quando algo não funciona.
Problemas em grandes fornecedores de tecnologia estão se tornando cada vez mais comuns, servindo como lembretes incômodos de um risco estrutural. Recentemente, uma falha nos serviços da Cloudflare, empresa que atua como camada essencial de segurança, DNS e entrega de conteúdo para milhões de sites, resultou na........
