Irã e Venezuela: o povo contra a Hidra revolucionária
A Hidra de Lerna é um dos monstros mais assustadores da mitologia e, ao mesmo tempo, um símbolo eficaz das catástrofes que acometem o mundo atual. Essa serpente de nove cabeças habitava um pântano e possuía um veneno tão letal que até as suas pegadas causavam a morte.
Um dos doze trabalhos de Hércules, o maior herói da mitologia grega, era justamente matar a terrível Hidra, que assombrava os moradores de toda a antiga Grécia. Sua tarefa, no entanto, parecia impossível, pois mesmo os golpes da poderosa espada de Hércules não eram suficientes para vencer o monstro: a cada cabeça cortada, surgiam outras duas.
Mas Hércules, com a ajuda de seu sobrinho Iolau, usou da astúcia para aniquilar a serpente maligna. Enquanto Hércules cortava as cabeças do monstro com a espada, Iolau cauterizava a ferida com uma tocha ardente, impedindo que as novas cabeças brotassem.
A Hidra de Lerna representa com perfeição os regimes revolucionários do nosso tempo. O Irã, em 1979, e a Venezuela, em 1999, foram dominados por esse monstro venenoso. Nos últimos dias, o povo iraniano e o povo venezuelano começaram a vislumbrar a........
