A pergunta foi colocada por Karl Loewenstein em 1937. Avancemos para 23 de janeiro de 2024: neste dia, o Tribunal Constitucional Federal alemão proferiu uma decisão excluindo o partido Die Heimat (antigo NPD) de financiamento público, e Alice Weidel, líder do partido de extrema-direita AfD, afirmou ao “Financial Times” que, caso o seu partido aceda ao poder, promoverá a realização de um referendo ao estilo do ‘Brexit’. Uma convergência temporal que ilustra o momento de viragem que a Alemanha atravessa.

Pela primeira vez após a II Guerra Mundial, um partido de extrema-direita atinge um nível de adesão junto do eleitorado que o transforma na segunda força política ao nível federal e, de acordo com as sondagens, assume mesmo a liderança em alguns estados. O velho debate sobre se e como uma democracia se deve defender dos seus inimigos reemerge, embora com novas roupagens teóricas: de democracia militante, como lhe chamou Karl Loewenstein, fala-se agora em democracia defensiva ou democracia limitada.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Já é assinante? Faça login Assine e continue a ler

Comprou o Expresso?

Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

QOSHE - Pode uma ideia ser suprimida? - Teresa Violante
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Pode uma ideia ser suprimida?

9 1
28.01.2024

A pergunta foi colocada por Karl Loewenstein em 1937. Avancemos para 23 de janeiro de 2024: neste dia, o Tribunal Constitucional Federal alemão proferiu uma decisão excluindo o partido Die Heimat (antigo NPD) de financiamento público, e Alice Weidel, líder do partido de extrema-direita AfD, afirmou ao “Financial........

© Expresso


Get it on Google Play