Seria de esperar que o modelo de redistribuição dos últimos oito anos tivesse alguns resultados para apresentar em matéria de redução de pobreza e desigualdade. No entanto, o que se verifica é que os resultados são muito escassos no comparativo europeu, apontando para a necessidade de uma reforma imediata dos apoios sociais para que sejam mais efetivos, em complemento a políticas promotoras do crescimento económico, que deve ser o principal ‘motor’ para, a prazo, retirar as pessoas da pobreza.

A percentagem de população em risco de pobreza diminuiu em Portugal desde 2015, de 26,4% nesse ano para 20,1% em 2022 (o último ano com dados, do Eurostat), mas essa descida foi a quinta menor na União Europeia (UE), ajudando a explicar que continuemos na metade de países com piores resultados, refletindo níveis de pobreza ainda intoleravelmente altos em termos absolutos e relativos.

Artigo Exclusivo para subscritores

Subscreva já por apenas 1,54€ por semana.

QOSHE - Crescimento económico e eficácia dos apoios sociais - Óscar Afonso
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Crescimento económico e eficácia dos apoios sociais

7 29
14.03.2024

Seria de esperar que o modelo de redistribuição dos últimos oito anos tivesse alguns resultados para apresentar em matéria de redução de pobreza e desigualdade. No entanto, o que se verifica é que os resultados são muito escassos no........

© Expresso

Get it on Google Play