menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Desemprego em queda e avanço da tecnologia desafiam mercado

14 0
yesterday

O mercado de trabalho no Brasil encerrou 2025 no seu melhor momento, apesar da gradual desaceleração da atividade econômica. Com a taxa de desemprego no país caindo para 5,2% no trimestre móvel encerrado em novembro, o ano deve ter fechado com uma taxa média abaixo de 6%, o que é o menor patamar da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE. Com isso, a população ativa do país passa de 100 milhões, enquanto o contingente em busca de trabalho caiu para 5,6 milhões. Mas se de um lado a taxa de desocupação é a menor da história em mais de uma década, a informalidade persiste, chegando a 37,8%, o que significa 38,8 milhões vivendo à margem da economia formal.

Fique por dentro das notícias que importam para você!


No embalo do desemprego baixo, o rendimento real habitual fechou o ano acima de R$ 3.500, com crescimento de mais de 4,5% sobre 2024. Com isso, em novembro a massa de rendimentos do trabalho no país foi estimada em R$ 363,7 bilhões. O setor de serviços e a recuperação da indústria foram os motores desse avanço do emprego no ano passado, mas o país ainda enfrenta gargalos estruturais.


A digitalização acelerada redefine as contratações, exigindo que profissionais e empresas se adaptem a uma nova realidade tecnológica. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias........

© Estado de Minas