menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Empréstimo com garantia de celular: crédito fácil ou armadilha digital?

12 0
07.01.2026

Por Isabel Gonçalves

Fique por dentro das notícias que importam para você!

A promessa é tentadora, dinheiro rápido, disponível para negativado, sem comprovação de renda e com juros menores. Em troca, você só precisa oferecer algo que já tem no bolso todos os dias, o celular.

O problema é que esse tipo de empréstimo, conhecido como empréstimo com garantia de celular, vem levantando alertas cada vez mais sérios no Brasil. E não é só entre especialistas em finanças, mas também na Justiça, em órgãos de defesa do consumidor e até em empresas de segurança digital.

Nos últimos meses, o número de aplicativos usados para bloquear remotamente celulares em caso de atraso no pagamento explodiu. Mesmo com decisões judiciais considerando essa prática abusiva e ilegal, o modelo segue crescendo. Mas afinal, como funciona esse tipo de crédito, por que ele é tão perigoso e o que você precisa saber antes de cair nessa cilada digital?

Nesse modelo de crédito, o celular do consumidor funciona como uma garantia no caso de não pagamento do empréstimo. Ao contratar o serviço, a pessoa é obrigada a instalar um aplicativo no aparelho.

Esse app tem permissões profundas no sistema do celular e permite que a empresa bloqueie o uso do aparelho remotamente ou restrinja acesso a aplicativos. Também dá para impedir chamadas, mensagens e internet e em alguns casos, até acessar dados pessoais

Ou seja, se houver atraso no pagamento das parcelas, o celular pode simplesmente parar de funcionar. É o chamado kill switch, ou “botão de desligamento”.

As financeiras miram principalmente pessoas negativadas, que não conseguem comprovar renda e por isso, tem dificuldade de acesso ao crédito tradicional. Quem já está........

© Estado de Minas