O X da questão
Respeitar princípios e leis democraticamente estabelecidas é básico dentro de uma sociedade civilizada
Aprendi nas aulas de catecismo, ainda menino, que mentir é pecado. Apesar de não estar explícito nos Dez Mandamentos, a mentira gera desonra (Quarto Mandamento), pode gerar mortes (Quinto Mandamento), e faltar com a verdade é roubar (Sétimo Mandamento).
Com o tempo, aprendi que omitir para não se prejudicar é aceitável, pelo menos do ponto de vista jurídico. O silêncio, às vezes, é precioso. Também aprendi, ao frequentar a casa de amigos em Ibiá, que “na minha casa valia as regras dos meus pais. Na casa deles, as regras dos pais deles”. Assim, levei esses princípios para a minha vida toda.
Pois bem, parece que o senhor Musk não fez catecismo, nem teve alguém para orientar-lhe sobre boas maneiras. Deve ter sido o menino dono da bola – “se eu não jogar, não tem bola nem jogo”.
Provavelmente, deve ter sido daqueles que chegava na casa do coleguinha, abria a geladeira, pegava o último iogurte, tomava e ainda arrotava alto sem qualquer cerimônia. Isso, quando não usava o banheiro de porta aberta.
Pois bem, o menino........
© Estado de Minas
visit website