A despolitização do debate público
No tudo ou nada da reta final, sobram narrativas que nada têm a ver com as temáticas que afetam a vida dos belo-horizontinos
A três dias do segundo turno da eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte, o prefeito Fuad Noman (PSD) e o deputado estadual Bruno Engler (PL) seguem em disputa acirrada, com Fuad em estreita vantagem considerando o sistema de médias para as quatro últimas pesquisas divulgadas e registradas na Justiça Eleitoral, realizadas entre 15 e 22 de outubro: Quaest, campo em 20-22 de outubro; Real Big Data, campo em 19-21 de outubro; Atlas Intel, campo em 15-20 de outubro; e Viva Voz, campo em 16-19 outubro.
Considerando o agregador pelo sistema de médias desses quatro levantamentos de campo, Fuad Noman apresenta 49% das intenções estimuladas de voto e Bruno Engler 42% das intenções de voto, uma distância de sete pontos percentuais, similar ao cenário da primeira pesquisa realizada pelo Datafolha, logo após o primeiro turno, divulgada em 8/9. Nela, Fuad tinha 48% das intenções de voto e Engler 41%.
Considerando-se as linhas de tendência das duas candidaturas – nesse sentido, isolando-se os dois levantamentos realizados pela Quaest neste segundo turno – o primeiro entre 13-15 e este mais recente, entre 20-22 de outubro –, Fuad Noman mantém a estabilidade de desempenho, com 46% das intenções de voto e Bruno Engler apresentou uma oscilação positiva, de 37% para 40%, dentro da margem de erro.
As próximas pesquisas – e esses institutos têm registros de novos levantamentos para divulgação entre esta quinta e a véspera do pleito – irão apontar se a variação........
© Estado de Minas
visit website