menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Opinião | 2025 foi baita ano para a música. Veja lista com os melhores álbuns do ano

3 1
23.12.2025

Coluna quinzenal do jornalista e crítico Sérgio Martins com histórias da música

Coluna quinzenal do jornalista e crítico Sérgio Martins com histórias da música

PUBLICIDADE

“Google, quantos discos foram lançados em 2025?”, pergunto. “Impossível responder a essa questão, mas sabe-se que chegaram ao mercado centenas de milhares de álbuns e singles no ano de 2025”, me responde a ferramenta de busca. A mesma que, aliás, me informa que as plataformas de streaming recebem, diariamente, cerca de 120 mil novas canções.

Diante desse cenário, a ideia de apresentar os discos e os artistas que se destacam neste ou naquele ano nasce mais das técnicas de investigação utilizadas – que nos faz sentir uma mistura de Colombo com Indiana Jones (sim, eu sou vintage) – do que prestar atenção a tudo o que nos é indicado pelas playlists das plataformas de streaming. No meu caso, a melhor indicação parte da dica dada por amigos e/ou jornalistas que conheço e respeito e depois pela avaliação que eu mesmo faço do trabalho.

Baseado nesse critério, creio que 2025 foi um ano e tanto para a música – isso, claro, para quem desconfia da sucessão de ídolos que só existem no universo das redes sociais. Houve uma série de destaques tanto no showbiz nacional quanto internacional, dos mais diferentes estilos e gerações. Aqui estão os meus escolhidos, sem ordem de preferência. Vamos a eles?

PUBLICIDADE

O cantor de 29 anos participou dos grupos Dônica e Bala Desejo, além de ter brilhado na turnê A Última Sessão de Música, de Milton Nascimento. AFIM, seu segundo disco solo, me encantou de várias maneiras: o espaço dado aos seus contemporâneos (apenas três das oito canções do disco são da autoria de Ibarra, as outras cinco são assinadas por Sophia Chablau, Maria Beraldo, Ítallo França e Tom Veloso) e a diversidade do repertório. Há samba introspectivo e canção inspirada no indie rock ao pop sofisticado que lembra Marina Lima dos anos 1980.

Publicidade

O que escutar: Essa Confusão

É o terceiro disco do cantor e compositor carioca, filho........

© Estadão