Opinião | Diretrizes para plano de voo
Dois estudos exigem detida análise para se decifrar o que vem a ser o Brasil dos anos 20 do nosso século: o levantamento sobre valores e crenças dos brasileiros, publicado sob o título Brasil no Espelho (Globo Livros), de Felipe Nunes e O Brasil dos Invisíveis, de Pablo Ortellado e Stephen Hawking, pesquisa da More in Common, com nova perspectiva sobre os segmentos políticos.
Não se trata de espelho a refletir apenas a imagem externa, mas de verdadeira tomografia da alma brasileira. Se por uma ideia se morre, mas por uma crença se vive, conforme Ortega y Gasset, é importante decifrar, com perguntas reveladoras das escolhas valorativas, no que crê a nossa gente.
E assim o faz Felipe Nunes, a desvendar os valores fundantes do brasileiro, por diversos vieses: geracional, religioso, cor, sexo, escolaridade, região, posição política, perscrutando ambições, medos e expectativas em face do poder público. E chega a precisas conclusões: o brasileiro é individualista, desconfiado e conservador, pois, religioso, acredita num Deus cristão, regente da existência, levando ao vertiginoso crescimento dos protestantes de diversas denominações.
A frequência ao culto é forma de socialidade para pessoas desconfiadas como o brasileiro, infenso a trabalhos comunitários, a........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Waka Ikeda
Tarik Cyril Amar
Mark Travers Ph.d
Grant Arthur Gochin