menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Opinião | Quais os 10 maiores goleiros da história do Palmeiras? Veja ranking

9 0
yesterday

Para Abel Ferreira, Weverton “é o maior goleiro da história do Palmeiras, quer muitos gostem ou não”. A Academia de goleiros do Palmeiras é a maior do País. Quer muitos gostem ou não.

Weverton se despede do Palmeiras com 12 títulos e descontente com o banco de reservas

Weverton é liberado pelo Palmeiras e vai reforçar o Grêmio

Listo os 10 melhores no Palmeiras. Lembrando sempre que, a partir dos anos 1990, é ainda mais incomparável comparar goleiros - cada vez mais altos, fortes, ágeis e treinados.

Tem nome de goleiro craque bicampeão mundial. E teve desempenho a honrar o nome e o clube. Foi o melhor em campo na final do Brasileiro contra o Guarani de Careca, em Campinas, assumindo o lugar de Leão, até deixar o clube em 1983. Com tempo de reação e explosão admiráveis, viveu épocas de Taça de Prata e de bagres de chumbo. Gilmar fechou a meta no timaço de Telê, em 1979, fez milagres num dérbi em 1981 contra o Corinthians, e dividiu a titularidade com outro ótimo goleiro de Seleção como João Marcos. Só não teve mais espaço pelo retorno de Leão ao Palmeiras em 1984.

É mais um ouro da academia de goleiros do Palmeiras. Não conseguiu esperar a aposentadoria de Marcos (que aconteceria só em 2011), até porque pintou uma grande proposta do Liverpool. Pela qualidade, acabou jogando menos vezes do que podia, pelas responsabilidades que um goleiro tem, e pela concorrência absurda que teve no Palmeiras e também na Europa e na Seleção. Participou de um dos momentos mais emocionantes na conquista paulista de 2008, quando substituiu São Marcos, nos 5 a 0 contra a Ponte Preta. O abraço de Marcos em Diego Cavalieri seria repetido na final de 2016, quando o Palmeiras foi campeão brasileiro contra a Chapecoense.

Um dos momentos mais emocionantes da história do Palestra Italia, das poucas vezes que eu chorei como jornalista ao microfone, mas muito mais como torcedor e também amigo de duas feras que se abraçavam como Jailson e Fernando Prass. Jailsãp da Massa, que só chegou a um clube de série A, o do coração, aos 35 anos, só foi estrear na primeira divisão nessa idade, e foi invicto quando jogou pelo Palmeiras no........

© Estadão