menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Opinião | Tragédia anunciada

15 0
monday

No Rio Grande do Sul, um homem de 29 anos foi morto em casa por policiais militares acionados pela família, que se encontrava com o rapaz em surto psicótico. Informações dadas pela mãe da vítima indicam um longo histórico de tratamento para dependência de cocaína e transtorno de personalidade borderline, além de episódios anteriores de desorganização comportamental. A família, sem referências claras de cuidado, buscava ajuda para contê-lo, não um desfecho trágico.

Na Paraíba, um rapaz de 19 anos foi morto por uma leoa ao entrar deliberadamente em sua jaula. Dados iniciais indicam uma vida marcada por desestrutura social e familiar, além de um histórico de acompanhamento em saúde mental. Seu gesto extremo é um retrato evidente de sofrimento psíquico profundo, potencializado por vulnerabilidades múltiplas, ausência de suporte e falhas sucessivas nas redes de proteção.

Apesar de acontecerem em contextos distintos, os dois casos recentes evidenciam a necessidade urgente de fortalecer o sistema de saúde mental brasileiro e reconhecer que episódios como esses não são exceções, mas parte de um cenário recorrente.

Também é impossível ignorar outro fator que compõe esse cenário: o preconceito........

© Estadão