menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Opinião | Liberdade de expressão e liberdade de imprensa

12 0
01.01.2026

A liberdade está na ordem do dia. Se não compreender seus significados, sua história e sua dimensão política, a sociedade não compreenderá a ordem republicana e democrática.

Ao mesmo tempo, a ideia de liberdade nunca foi tão vilipendiada. Sequestrada pela extrema direita, com tons antidemocráticos, a palavra ganhou a conotação de uma espécie de “estado de natureza selvagem”, como se designasse uma animalidade irrestrita: livre seria quem dá curso a seus impulsos primários sem conhecer ponderações, convenções ou pactos de convivência pacífica; livre seria quem não respeita ninguém e se comporta como um bicho, ainda que falante. Tal acepção, de perfil nitidamente sádico, consagra a violência fascista, promove o autoritarismo e inviabiliza a coletividade solidária – e nada ensina sobre o conceito.

Por óbvio, a liberdade não tem nada a ver com pulsões viscerais. Ao contrário, é uma conquista da civilização, uma elaboração cultural que só pode ser concebida, pensada e vivida nos marcos da vida civilizada. Também por isso, a publicização dos sentidos profundos dessa palavra se faz urgente. Em especial, é urgente entendermos a diferença entre “liberdade de expressão” e “liberdade de........

© Estadão