menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Opinião | John Hampden como símbolo da luta contra a arbitrariedade do Estado

13 0
05.01.2026

Um episódio da história inglesa dos anos 1630 sacudiu o país e teve enorme influência posterior, tornando-se uma referência duradoura na luta contra os desmandos governamentais. Ocorreu com John Hampden, que nasceu em 1595 em Oxfordshire e morreu em 1643 após ser ferido em batalha na guerra entre o parlamento e a realeza na Inglaterra.

Hampden pertencia a uma família rica, tradicional, vinculada à classe de proprietários rurais em ascensão denominada de gentry. Ele se notabilizou pela luta contra a arbitrariedade do rei Carlos I (1625-1649), que desde 1629 reinava despoticamente. Premido por crise econômica, política e fiscal, o rei começou a cobrar o imposto conhecido como Ship Money, tradicionalmente pago pelas cidades portuárias, por tempo determinado e com anuência do parlamento.

O rei havia fechado o parlamento em 1629 e governava flagrantemente em desacordo com a tradição parlamentar inglesa iniciada com a Carta Magna de 1215. Em 1634, ele decretou o imposto e no ano seguinte o estendeu às cidades do interior e o tornou permanente em 1636. O imposto era quase simbólico, 20 xelins, mas o problema não era o valor, mas a imposição sem consulta e concordância parlamentar.

O descontentamento foi geral e Hampden recorreu........

© Estadão