Notícia | Tecnologia, sustentabilidade e valores regionais guiam nova fase da Riachuelo
Igor Ribeiro, editor de Mídia & Mkt do Estadão, destaca e analisa os principais fatos do mercado da comunicação brasileira
Igor Ribeiro, editor de Mídia & Mkt do Estadão, destaca e analisa os principais fatos do mercado da comunicação brasileira
PUBLICIDADE
Em 12 de dezembro, a Riachuelo inaugurou uma loja provisória, com previsão de encerramento em dezembro de 2026. Primeira com o rebranding completo da marca, é modular, permitindo a transformação do fluxo interno em períodos curtos de tempo, obedecendo à estação, ao lançamento de coleções e outras variáveis. Ela possui self-checkout, com caixas digitais e mobile, provador inteligente, com um espelho interativo que identifica e apresenta informações a respeito das peças.
PUBLICIDADE
A nova loja, localizada em São Paulo, representa um laboratório de testes para futura reprodução das experiências de sucesso por toda a rede Riachuelo. Nesse projeto e em outras duas dezenas de aberturas e reformas previstas para o próximo ano, o Grupo Guararapes anuncia investimentos de R$ 180 milhões.
“São quase dois anos de trabalho, fazendo pesquisas, lançando linhas, produtos e percebendo a aceitação, os feedbacks, para então chegarmos nesse momento de relançar a marca e trazer, inclusive, essa curadoria para o nosso modelo de popup store”, diz Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo. “É um investimento bastante consciente com o compromisso de que é uma evolução de marca, com resultado extremamente atrelado ao negócio.”
O plano é expandir esses aprendizados para as mais de 340 lojas da rede. “Todas as novas aberturas já vêm completas, nesse novo modelo. Para o ano que vem estamos prevendo de 15 a 20 aberturas e reajustes, dando bastante tração para a retomada da abertura de lojas, seguindo a um calendário de reformas”, relata a executiva. Interações mais diretas com a marca, como atualização de sacolas, uniformes e modelos de treinamento já devem integrar toda a rede ainda em 2026.
É uma fase de revisão estratégica não só para a marca, mas para o Grupo Guararapes de modo geral. Na semana passada, a holding anunciou a conclusão da venda do shopping center Midway Mall, em Natal, por R$ 1,61 bilhão para o Capitânia Capital. Em transação assessorada pelo BTG Pactual, o saldo será pago integralmente ainda este ano, até 29 de dezembro.
Publicidade
A reformulação vem após anos desafiadores. Desde a morte do fundador até o encerramento de uma fábrica em Fortaleza, a empresa enfrentou até........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Daniel Orenstein
Beth Kuhel