O Níger deu recentemente dois "golpes d"asa" na relação com a União Europeia (UE). No final de novembro, a Junta Militar do General Tchiani anunciou a suspensão de uma lei de 2015 que alicerçava a cooperação deste país com a UE em matéria de controlo fronteiriço e prevenção/luta face à migração ilegal, que tem rota no Níger com direcção à Líbia. Acto contínuo, no início de dezembro, Tchiani anunciou a intensão de colocar um ponto final aos acordos de defesa e segurança com a UE, que garantiam o apoio europeu aos nigerinos na luta contra o terrorismo, criminalidade organizada e migração clandestina, a Eucap Sahel Níger (130 militares e polícias europeus à disposição do Níger). Na mesma semana, a Junta Militar reuniu com uma delegação do Ministério da Defesa da Federação Russa, confirmando a cavalgada russa no Sahel Ocidental. Desta reunião, saiu a confirmação de um futuro aprofundamento das relações institucionais militares entre Níger e Rússia.

O que é que está em jogo? Migração:

O Níger é central nas rotas migratórias subsaarianas, que ali afunilam em cone de sul para norte, pela fluidez que a vasta fronteira que tem a norte com a Argélia e a nesga de sudoeste da Líbia, permitem no sentido do Mediterrâneo. Suspender a "lei migratória de 2015", é "liberalizar o mercado", fazer confluir rotas migratórias com as rotas dos tráficos, fazer diminuir os preços de passagem pelo corredor clandestino, aumentando a procura. Adoptado em 2015 "sob a influência de certas potencias estrangeiras e em detrimento dos interesses do Níger e dos seus cidadãos", como justificou a Junta, a decisão desta é principalmente uma afronta a França. É a partir desta leitura, que podemos considerar o Níger enquanto "peão russo" numa guerra híbrida, sem aspas, que a Rússia trava com a UE. Será profundamente perturbador para a Europa o "tsunami subsaariano" que se prevê para 2024. A migração enquanto arma de guerra não tradicional. Faz lembrar a conclusão balística que diz que mais vale ferir que matar, na guerra. Não por uma questão humanitária, mas porque um deficiente físico representará uma despesa eterna para o Estado inimigo, enquanto um funeral fica incomensuravelmente mais barato!

O que é que está em jogo? Segurança e defesa:

A grande vantagem para a Humanidade e para os locais da presença das Nações Unidas e outras organizações internacionais, é o facto destas estabelecerem balizas à acção militar, aos comportamentos, aos abusos e quando os há, há sempre um relatório a assinalá-los, na tentativa de que a culpa não morra solteira. O erro torna-se público! Quebrar esta cooperação técnico-militar com a UE é precisamente romper com esta supervisão europeia, sendo que o vazio deixado por uns é sempre obrigatoriamente ocupado por outros. Os 130 militares/polícias europeus, serão certamente substituídos por elementos Wagner, sob a capa de "Conselheiros Militares", permitindo a Tchiani posteriormente negar a presença de operacionais mercenários no país, como faz Assimi Goita no Mali! Este divórcio Níger/UE é mais uma confirmação da influência russa sobre o primeiro, que terá obrigatoriamente consequência sobre o segundo. Guerra híbrida, portanto, fazendo também do Níger um "não insignificante" em África para as grandes potencias actualmente, mais o urânio que têm desde a crosta terrestre até ao núcleo!


Politólogo/arabista www.maghreb-machrek.pt
Escreve de acordo com a antiga ortografia

QOSHE - Níger, um peão russo na guerra híbrida com a UE! - Raúl M. Braga Pires
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Níger, um peão russo na guerra híbrida com a UE!

4 0
08.12.2023

O Níger deu recentemente dois "golpes d"asa" na relação com a União Europeia (UE). No final de novembro, a Junta Militar do General Tchiani anunciou a suspensão de uma lei de 2015 que alicerçava a cooperação deste país com a UE em matéria de controlo fronteiriço e prevenção/luta face à migração ilegal, que tem rota no Níger com direcção à Líbia. Acto contínuo, no início de dezembro, Tchiani anunciou a intensão de colocar um ponto final aos acordos de defesa e segurança com a UE, que garantiam o apoio europeu aos nigerinos na luta contra o terrorismo, criminalidade organizada e migração clandestina, a Eucap Sahel Níger (130 militares e polícias europeus à disposição do Níger). Na mesma semana, a Junta Militar reuniu com uma delegação do Ministério da Defesa da Federação Russa, confirmando a cavalgada russa no Sahel Ocidental. Desta reunião, saiu a........

© Diário de Notícias


Get it on Google Play