menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

“Dias decisivos na campanha...”

11 0
12.01.2026

A uma semana da campanha eleitoral, é difícil perceber que candidatos passarão a uma segunda volta, caso esta realmente exista. As sondagens nem sempre têm antecipado com a precisão esperada os resultados, contribuindo para uma certa deriva que tomou conta da discussão eleitoral que hoje é dominada mais por lógicas algorítmicas do que por preocupações de esclarecimento do eleitorado. E isso é péssimo para o futuro da democracia.
Não gosto do clima de suspeições que tomou conta da campanha eleitoral. Quem ocupa o mais alto cargo da nação não pode envolver-se em táticas obscuras para atingir determinados fins. Também não aprecio ver os candidatos em determinadas ações de campanha. Queremos perceber quem poderá ser o melhor Presidente da República e não quem se distingue por dançar ou divertir-se mais. Inquieta-me a facilidade com que todo este ruído se normaliza, em detrimento do conteúdo. Fala-se muito, explica-se pouco.

Vamos a um exemplo. Uma das palavras que mais tenho ouvido nesta campanha é “transparência”. Contudo, continuo a saber muito pouco sobre os candidatos: não........

© Correio do Minho