Sem imprensa, não há liberdade de imprensa
Marcelo Rech — presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Todos somos a favor da liberdade de imprensa, certo? Essa é uma rara unanimidade entre os defensores da democracia, porque uma imprensa livre é pilar fundamental do Estado de Direito. Mas a liberdade de imprensa não existe sem a imprensa. Portanto, a defesa de uma atividade jornalística robusta, economicamente saudável, capaz de resistir a pressões e contrariar interesses políticos e econômicos em nome do bem público deveria ser um catalisador de todas as forças da sociedade.
Infelizmente, apesar de avanços pontuais, não foi sempre o que se viu no Brasil em 2025 — em particular em regiões mais remotas, onde jornalistas e veículos ainda sofrem ameaças e retaliações por exercerem sua função com independência. O ano também marcou o ápice de um período desafiador e complexo para o jornalismo, com recuos preocupantes na liberdade de expressão no planeta e impactos da rápida ascensão da inteligência artificial (IA).
As notícias globais não são alentadoras. Dados da Repórteres Sem Fronteiras indicam que, neste ano, ao menos 67 jornalistas foram mortos no exercício da profissão. No mesmo período, 503 profissionais permaneceram presos em 47 países em razão direta........
