menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Estados Unidos em chamas: a violência do ICE, a volta dos Panteras Negras e a rebelião em Minneapolis

6 9
yesterday

A tensão social escala nos Estados Unidos. O ditador Donald Trump ameaça com mais repressão para conter a onda de protestos em Minneapolis. Na conturbada cena, reaparece uma nova versão dos Panteras Negras, com a mesma estética e objetivos da organização fundada nos anos 60.

Para conter a crescente onda de protestos nos Estados Unidos, o ditador Donald Trump ameaça enviar mais tropas federais para Minnesota e recorrer à Lei da Insurreição – Insurrection Act –, um mecanismo institucional que autoriza o uso das Forças Armadas para repressão nas áreas urbanas, militarizando o enfrentamento aos protestos populares no país.

A tensão em Minnesota aumentou após o assassinato de Renee Nicole Good, de 37 anos, baleada à queima-roupa por um agente do ICE – a polícia do Serviço de Imigração e Controle Alfandegário. Ela protestava contra a caçada do ICE a imigrantes na área central da cidade de Minneapolis.

Nos últimos dias, as ações do ICE vêm provocando uma onda de indignação em todo o país. Grupos de moradores organizam a vigilância nas ruas e enfrentam as “batidas” do ICE em pontos de ônibus, lojas, mercados, postos de gasolina, portas de igrejas e hospitais. A abordagem truculenta do ICE, muitas vezes, implica em espancamentos nas vias públicas de homens, mulheres e até de crianças.

Na Filadélfia, em resposta aos agentes do ICE, surgiu um grupo de ativistas armados com a denominação de Black Panther Party for Self-Defense. O grupo afirma ser uma continuidade do movimento Black Panther dos anos 60 e garante ter sido orientado e inspirado nos........

© Brasil 247