menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Eleição de Lula é “fundamental” para estabilidade global em tempos de Trump, diz analista ao 247

5 1
yesterday

Três países da América do Sul realizam eleições presidenciais neste ano de 2026 e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai buscar influenciar as campanhas nestes pleitos que ocorrem no Peru, em abril, na Colômbia, em maio, e no Brasil, em outubro, afirma o analista internacional Juan Gabriel Tokatlian, do grupo ‘Conversatório Latino-Americano’, em entrevista da Colômbia para o Brasil 247.

Professor de Relações Internacionais da Universidade Torcuato di Tella, de Buenos Aires, e um dos fundadores do Centro de Estudos Internacionais da Universidade de Los Andes, de Bogotá, Tokatlian diz que Trump tentará ser um ‘cabo eleitoral’ das eleições da América Latina, como já fez, recentemente, nas eleições legislativas de outubro passado na Argentina e nas presidenciais de Honduras, em novembro passado. Nos dois casos, Trump deu um “empurrão” a favor de seus aliados: o argentino Javier Milei e o hondurenho Nasry “Tito” Asfura. Mas essa tentativa de se meter nos pleitos alheios também costuma dar errado, como ocorreu no Canadá, lembrou o analista durante a entrevista.

Recursos naturais e China

Para ele, ainda não está claro como essa tentativa de influência do estadunidense ocorrerá nas próximas eleições na região. Mas o histórico dos fatos recentes envolvendo Trump e a rica América do Sul (petróleo, lítio e outros minerais, a Amazônia...) sinalizam que é preciso estar atento. “Qual Trump e com qual estilo vai buscar influenciar (nas eleições)? Agressivo ou amigável? Virulento ou suave? O........

© Brasil 247