menu_open
Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

"Salvar as mulheres, salvar o mundo"

11 0
08.03.2024

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Diante da opressão colonialista exercida sobre a Palestina e a resistência das mulheres (avós, mães, filhas e netas) perante o cruel genocídio em curso na Faixa de Gaza, considero importante neste 8 de março retomar o tema das mulheres, da subalternidade e do patriarcalismo exploratório.

Infelizmente, a cada dia que passa amplia-se a violência contra as mulheres, o que é grave e assustador, na medida em que, a cada minuto, uma delas sofre algum tipo de violência, seja física, moral, psicológica ou patrimonial.

As mulheres são maioria na sociedade brasileira e universal, porém, em pleno século XXI, ainda lutam para superar as diferenças que lhes são impostas pelo patrimonialismo.

Segundo dados do IBGE, o maior quantitativo de desempregados é feminino, o que faz com que muitas das mulheres mais pobres fiquem limitadas a trabalhar como domésticas; e, de forma perversa, quando inseridas no mercado de trabalho regular, elas ganham menos que os homens.

A realidade das mulheres é muito dura. Porém, resgato duas manchetes que, há quase quinze anos, me preencheram com a esperança de que valem a pena a luta e a resistência por um mundo melhor: 1) “Salvar a mulher, salvar o mundo”; e 2) “Hoje, Mesa Redonda pelos 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança”.

Não precisaria escrever nenhuma linha a mais, pois as chamadas dos periódicos resumem tudo, por si. Entretanto, ambos os temas exigem uma reflexão, por menor que........

© Brasil 247


Get it on Google Play