menu_open
Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O bolsonarismo e a arte de fazer aquilo que se diz combater

49 1
16.05.2024

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Se há algo em que os bolsonaristas se especializaram é a arte de usar os argumentos de quem combate alguma coisa para, na verdade, dedicar-se com tudo a praticá-la.

Esta habilidade bolsonarista não é nada tão recente e nem foi inventada pelo medíocre ex-capitão que dá nome a esta corrente política. Em realidade, esta técnica vem sendo desenvolvida e aperfeiçoada há umas quantas décadas pelos fundadores teóricos do bolsonarismo, os quais já a estavam desenvolvendo muito antes de que o tosco ex-militar fosse sequer conhecido por eles mesmos. Portanto, neste caso, o nome dessa corrente política não se deriva de quem a fundou ou foi seu principal formulador teórico, e sim de um sujeito que simboliza a podridão mais completa dos efeitos combinados da aplicação prática dessa “filosofia”.

A essência do bolsonarismo pode ser detectada já nas argumentações de seu mais conceituado idealizador, ou seja, Olavo de Carvalho. É fato que, muito antes de que o nome do ex-capitão tivesse ultrapassado as fronteiras dos territórios milicianos do Rio de Janeiro, o ex-astrólogo e jornalista já se dedicava a uma martelação constante contra as forças de esquerda, com acusações de que estas aparelhavam todos os espaços significativos das instituições culturais da sociedade.

Em consonância com essa interpretação, órgãos da mídia corporativa privada, como a rede Globo, a Folha de São Paulo, o Estadão, a rede Record, o SBT, entre outros, estariam todos a serviço do comunismo e de sua visão de mundo. Quando não abertamente, pelo menos de modo camuflado. Embora todos os dados disponíveis deixassem evidente que a fundação da rede Globo se originou de um conluio entre os Marinhos e a alta cúpula dos militares com vistas a dar sustentação à defesa dos interesses do grande capital e do imperialismo estadunidense, Olavo insistia em sua afirmação de que, de fato, o propósito dessa emissora era atuar sorrateiramente em sintonia com os valores comunistas. E, da mesma maneira que se apoderaram dos meios de comunicação, os esquerdistas também teriam tomado de assalto todos os demais entes........

© Brasil 247


Get it on Google Play