menu_open
Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

As ameaças de Trump aos países que abandonarem o dólar

28 5
30.04.2024

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há poucos dias, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump fez uma severa ameaça a todos os países que andam avançando no debate em relação à retirada do dólar como a moeda padrão para as transações de comércio internacional. Este é um assunto que já abordamos no passado, mas em razão de sua enorme importância e validade para o momento em que estamos, considero oportuno retomar a essência do que já tinhamos procurado ressaltar com anterioridade.

Uma das consequências resultantes dos Acordos de Bretton Woods, pouco antes da conclusão da II Guerra Mundial e em função dos resultados previstos para a mesma, foi o papel adquirido pelo dólar estadunidense como moeda de transação internacional. Nesta primeira fase, havia uma convertibilidade estipulada entre o dólar e o ouro. Ou seja, qualquer país em posse de uma certa quantidade de dólares poderia exigir sua conversão ao ouro em qualquer momento.

Entretanto, em 1971, as autoridades estadunidenses decidiram acabar com o lastreamento de sua moeda com base no ouro. A partir de então, o comércio internacional passou a funcionar em torno de um meio de pagamento inteiramente subordinado aos caprichos das autoridades monetárias dos Estados Unidos.

Amparada por este mecanismo, a economia estadunidense entrou numa fase de parasitismo como nunca........

© Brasil 247


Get it on Google Play