menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

O chavismo, pedra no sapato dos Estados Unidos

7 2
06.01.2026

A bronca dos Estados Unidos com a Venezuela não vem de agora, nem apenas a partir do governo de Nicolás Maduro. Desde que Hugo Chávez foi eleito, pela primeira vez, presidente da Venezuela, as relações entre os dois países se acirraram.

Hugo Chávez inaugurou a lista de presidentes nacionalistas latino-americanos, que passaram a ser maior no continente na primeira década deste século. Como o país com a maior quantidade de reservas de petróleo no mundo, o governo de Hugo Chávez teve, como sua primeira medida importante, a nacionalização das empresas estrangeiras de petróleo, entre elas as norte-americanas.

A partir daquele momento, todos os governos norte-americanos tiveram relações sumamente conflitivas com o governo chavista da Venezuela, tanto como reação a essas nacionalizações como em relação ao pagamento de indenizações correspondentes.

E como líder fundamental do bloco de governos progressistas latino-americanos, Hugo Chávez protagonizou os enfrentamentos fundamentais contra o imperialismo norte-americano. A Venezuela........

© Brasil 247