menu_open
Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Nunca, antes, na história um presidente foi tão abrangente

13 11
24.09.2024

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nunca, antes, na história... Um presidente ousou fazer um discurso tão abrangente, que colocasse o dedo em feridas expostas há muito, mas que vêm sendo obscurecidas por falas apenas “amáveis”, nos últimos anos, para costear questões de fundo, que estão aí a olhos vistos, mas que não costumam ser tratadas com a seriedade e a sobriedade com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva às enfrentou diante de um plenário cheio e atento.

Às vésperas de completar 80 anos, a ONU, em sua sede, recebeu críticas ácidas, não só quanto ao formato, mas também em relação à perda de poder de conduzir decisões importantes, diuturnamente ignoradas. Quanto ao formato, Lula lembrou que durante todos esses anos, a casa jamais foi capaz de empreender reformas e modernizações suficientes para abranger as mudanças do mundo globalizado.

Apontou que um continente do peso da África continua sendo ignorado, bem como a América Latina, ambos sem voz ou peso. Para exemplificar, o presidente citou que qualquer país da África ao pedir um empréstimo, paga juros oito vezes maiores que os pagas pela Alemanha. Não disse, mas em sua fala estava a denúncia de que o mundo continua guiado por poderosos brancos, europeus.

Não........

© Brasil 247


Get it on Google Play