Venezuela, extravagância nas alturas
*Colabora neste artigo Larissa Ramina (Professora de Direito Internacional da UFPR e membro da ABJD–Associação Brasileira de Juristas pela Democracia)
Sem a pretensão de esgotar a vasta lista de violações de direitos soberanos da Venezuela pelos Estados Unidos, vamos à extravagância dos últimos dias, o anúncio do fechamento do espaço aéreo “nos arredores “e “sobre” a Venezuela.
A ameaça veiculada no Truth Social de Donald Trump destina-se “a todas as companhias aéreas, pilotos, narcotraficantes e traficantes de pessoas", fórmula bizarra de intimidação, criminalização generalizada de atividades econômicas e da cidadania de outro país. Além do mais, as declarações alcançam um princípio basilar do direito internacional, o direito a autodeterminação dos povos, ao tempo em que configura afronta gravíssima à soberania territorial da Venezuela.
É fato que fóruns multilaterais, como as Nações Unidas, podem estabelecer zonas de exclusão aérea com o fim de combater crimes. Até mesmo acordos bilaterais podem estabelecer processos coordenados de jurisdição soberana, mas jamais........





















Toi Staff
Penny S. Tee
Sabine Sterk
Gideon Levy
John Nosta
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
Daniel Orenstein