menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Limitar a meta de não beber para 24 horas transforma tudo

22 0
11.12.2023

Ao entrar no ônibus já cansada na manhã dessa segunda-feira, penso em uma recaída. Bate uma tristeza. Não, Alice, deixa disso. Não vai ter recaída nenhuma. É só um medo infundado. Vontade de querer beber não está no meu horizonte, ao contrário, está muito longe, mas tenho receio de fracassar. O calor somado ao mês frenético de dezembro também não ajuda.

"Evite o cansaço, a fome e a solidão." Três sugestões de AA que me ajudam muito desde que comecei minha recuperação. Ouço isso quase todas as vezes que me junto ao grupo e mesmo assim minha teimosia me faz esquecer. Preciso me colocar limites. Não posso entrar na onda, não posso achar que tenho que fazer quinhentas mil coisas antes de terminar o ano. Também não posso ser muito dura comigo, não devo me levar tão a sério.

Nesse estado de calor, cansaço, estresse, tenho uma sensação parecida com a famosa ressaca. Sabe aqueles dias em que não dá pra fazer nada? Só ficar deitada no sofá, recuperando as forças? Assim eram as minhas ressacas, dias horríveis. Eu sempre tinha muita vontade de chorar, sentia muito medo e ficava muito frágil, o mundo parecia estar caindo sobre a minha cabeça.

Fica calma, Alice –fico mentalizando essa frase. Chego ao meu destino e decido tomar um café e comer algum docinho (sempre ajuda) antes de entrar na reunião. Me vê uma água, escuto ao lado no balcão. Com gás? Não, água que passarinho não bebe. Graça nenhuma. Àquela hora da manhã e eu me sentaria ao lado de alguém bebendo? Justo no dia em que esses pensamentos me atormentam? É isso, às vezes parece........

© UOL


Get it on Google Play