A velha sem vergonha aprendeu a ligar o botão da libertação e dizer não
Depois de mais de 30 anos de pesquisas sobre "Envelhecimento, Autonomia e Felicidade", resolvi escrever o "Manifesto das Velhas Sem Vergonhas" como uma forma lúdica e libertária de combater a velhofobia que mora dentro de nós: os medos, preconceitos, inseguranças e vergonhas de envelhecer em uma cultura em que o corpo jovem é um verdadeiro capital.
No Dia Internacional da Mulher de 2023, lancei o manifesto no meu livro "A Arte de Gozar: amor, sexo e tesão na maturidade". Ele foi amplamente divulgado nas redes sociais e já foi assinado por milhares de mulheres.
Na semana passada, recebi a seguinte mensagem de uma querida amiga.
"Mirian, você viu que uma influenciadora falou sobre as 'Velhas Sem Vergonhas' e teve a cara de pau de não mencionar que você é a autora do manifesto? Fiquei tão chocada que mandei um recadinho para ela: ‘Você não sabe que a antropóloga Mirian Goldenberg é a autora do 'Manifesto das Velhas Sem Vergonhas?'".
Ela estava muito indignada.
"Achei um absurdo você ter sido copiada tão descaradamente. Mas essa não é a primeira vez que isso acontece. Lembra que, depois que o seu TEDx "A invenção de uma bela velhice" viralizou no YouTube, ela........
© UOL
visit website