Milhões sem luz em SP (de novo) lembram que a culpa não é do vento
Escrevi este texto no meu celular, na noite desta quarta (10), iluminado por uma prosaica vela aqui em casa, onde a falta de energia elétrica, tal qual uma festa de carnaval de Recife, não tem hora para acabar. Não é a primeira vez, nem a última. Quando chove ou venta um pouco mais forte, a chance de ficarmos no escuro é grande. E olha que eu moro em um bairro de classe média de São Paulo, na periferia, onde vivem meus pais, a situação é muito pior. E o desrespeito do setor privado e do poder público, bem maiores.
Segundo a Enel, 2,2 milhões de imóveis estavam sem energia na Grande São Paulo às 18h45 desta quarta, sendo 1,5 milhão na capital paulista. Desta vez, a desculpa para o apagão foram ventos que chegaram a 98 km/h. Se fosse a primeira vez em que isso acontece, vá lá. Mas, infelizmente, essa é a rotina.
Mais de dois milhões de paulistas ficaram 24 horas sem luz depois que uma tempestade atingiu a capital e o interior no dia 3 de novembro de 2023. Nessa data, os ventos chegaram 104 km/h. Isso nos ensinou uma lição: a ter paciência. Pois, em 11 de outubro do ano passado, mais de 1,6 milhão estavam sem luz 14 horas após o temporal que atingiu São Paulo,........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
Daniel Orenstein
John Nosta