menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Potência a mais de motores da Mercedes e Red Bull é trapaça ou genialidade?

10 0
previous day

Os novos motores que estreiam em 2026 na Fórmula 1 sequer passaram dos bancos de provas à pista e já estão dando o que falar, depois que a publicação alemã Motorsport Magazin revelou que as rivais de Mercedes HPP e Red Bull Porwertrains estão questionando a Federação Internacional de Automobilismo, porque estas duas fabricantes teriam conseguido obter mais potência do que o regulamento permite em seus novos motores.

Para entender o que está acontecendo, é bom sempre lembrar de uma velha frase de Adrian Newey, projetista que venceu mais campeonatos na história da F1: você tem que ler o regulamento duas vezes. Primeiro, para saber o que ele diz. Depois, o que ele não diz.

A FIA já sabia há semanas que alguns fabricantes de motores tinham lido algo diferente do que eles tinham concebido quando escreveram o regulamento e agora o objeto de discussão veio à tona: Mercedes, já há muito tempo, e Red Bull Powertrains, mais recentemente por conta de um funcionário que mudou de equipe, teriam conseguido aumentar a taxa de compressão do motor a combustão.

Alexandre Borges

Havaianas: paranoia de........

© UOL