Criatura inventada por Kafka simboliza drama judeu atual
Em célebre carta a Max Brod, Kafka menciona alguns dos obstáculos que, no início do século 20, um jovem escritor judeu enfrentava ao tentar expressar as suas ideias em alemão ao mesmo tempo em que também vislumbrava manter qualquer vínculo, por mais tênue que fosse, com a sua própria identidade judaica.
Entre os obstáculos elencados por Kafka temos as impossibilidades de não escrever, de escrever em alemão, de escrever de outro modo, bem como a de escrever como um todo.
Desde o começo do atual conflito no Oriente Médio que essa carta não me sai da cabeça. Quero escrever sobre o que está acontecendo, preciso escrever e ao mesmo tempo não consigo.
Hesito todas as vezes em que tento colocar no papel o que eu penso sobre a guerra, bem como sobre os riscos que o discurso, as atitudes e as alianças equivocadas do governo do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu representam para o Estado de Israel; onde morei durante quase seis anos e acumulei as minhas primeiras experiências de vida adulta.
Calculo como e para quem devo escrever sobre o conflito e, se, ao fazê-lo, a minha opinião corre algum risco de ser instrumentalizada, seja por quem tenta argumentar que não tenho legitimidade para tratar do assunto, seja por quem acredita compartilhar do meu ponto de vista; mas, em realidade, pensa o oposto de mim e procura se aproveitar de todo e qualquer questionamento sobre o Oriente Médio para se posicionar abertamente, não somente contra a política do governo........© UOL
visit website