Verba tem, mas não para ciência: cortes em pesquisas sufocam futuro do país
Nem com o pé direito, nem com o esquerdo. O Brasil entra em 2026 metendo os pés pelas mãos e, ainda pior: descalço de investimentos no futuro. Não é força de expressão, o ano começa com menos dinheiro para a ciência.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo Presidente Lula, confirmou uma redução de 7% na verba das duas entidades mais importantes para promover pesquisas no país.
O orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sofreu cortes de R$ 92,4 milhões e R$ 359,3 milhões, respectivamente, em relação aos valores enviados originalmente. Isso sem falar nos cortes nas universidades federais.
Juca Kfouri
Corinthians começa 2026 como acabou 2025
PVC
Raphinha, brilhante! Barça vence Real em clássico
Marcus André Melo
Degradação institucional expõe também o TCU
Luciana Bugni
Ricos também sofrem no Leblon de Manoel Carlos
A situação é triste. Era para estarmos aumentando o investimento e não diminuindo o montante. Em nota, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) criticaram a decisão e destacaram que essas reduções impactam a formação de pessoas altamente qualificadas, além de fragilizar a........
