Porto de Galinhas: turistas relatam assédio, ofensas e cobranças indevidas
As agressões sofridas por um casal de turistas em Porto de Galinhas são um ponto extremo de uma prática já conhecida —e contestada— por visitantes da famosa praia do município de Ipojuca (PE). O local é o destino mais visitado de Pernambuco, com média de 1,5 milhão de turistas por ano.
A coluna colheu relatos de quem passou por experiências problemáticas ao visitar a praia pernambucana. Entre as queixas estão ofensas verbais, assédio excessivo de comerciantes, venda casada de produtos, cobrança de valores altos e falta de transparência nos preços praticados na faixa de areia.
Em fóruns e páginas de turismo, é comum encontrar pessoas que se encantam com a beleza da paisagem, mas criticam o atendimento recebido na orla. A prefeitura e o governo do estado afirmam que estão adotando medidas para reduzir o assédio e regulamentar a prestação de serviços e a locação de equipamentos.
Sakamoto
Curto e grosso, os 3 fatos que mais marcaram o ano
Luciana Bugni
E se você não vencer na Mega da Virada hoje?
Danilo Lavieri
2025 do Palmeiras foi mais frustrante do que ruim
Milly Lacombe
Zenit e a rota milionária de jogadores brasileiros
"Você fica cercado logo quando chega na praia", diz o goianiense Pablo Quintana, que visitou a cidade com mais três membros da família entre os 16 e 22 de dezembro. "Não tem valores de aluguel fixados de modo transparente em lugar nenhum, é tudo no boca a boca. Só existem cardápios com valores dos pratos e bebidas."
A prática comum, segundo ele, é que, ao chegar ao local, o turista seja abordado imediatamente por barraqueiros oferecendo........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Mark Travers Ph.d
Grant Arthur Gochin
Tarik Cyril Amar