menu_open
Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Os chips são a nova arma de controle geopolítico?

14 0
22.07.2024

Muito interessante acompanhar o debate sobre chips "controláveis" nos Estados Unidos. A tese é a seguinte. A inteligência artificial tornou-se centro da disputa geopolítica entre os países. Quem dominar a IA, domina praticamente tudo que é importante para assegurar hegemonia: economia, recursos militares, influência política etc.

A base para a inteligência artificial são os chips. Quem tem acesso a chips de última geração, mais rápidos e eficientes, tem a melhor inteligência artificial. Quem não tem fica para trás. Nos últimos meses tem havido uma intensa movimentação para controlar o acesso aos chips.

Por exemplo, no embate com a China, os EUA estabeleceram restrições severas no acesso a chips de última geração e às tecnologias necessárias para sua fabricação (software, equipamentos etc.).

Há agora uma nova proposta na mesa sobre como ampliar ainda mais essas restrições: os chips controláveis ("governable chips"). Seus proponentes defendem que os chips de última geração da inteligência artificial devem ser fabricados com instruções gravadas no próprio hardware que permitam controlar seu uso.

Por exemplo, um chip poderia sair de fábrica com uma limitação quanto ao número de processamentos que pode fazer. Toda vez que o número é atingido, é........

© UOL


Get it on Google Play