menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

BRICs transferem o equivalente a R$ 3,4 tri por ano para países ricos

23 39
26.04.2024

Ao exportar produtos de baixo valor agregado e importar alta tecnologia, os países em desenvolvimento transferem anualmente uma imensa quantidade de recursos para países ricos.

Um estudo recém-publicado diz que os quatro-quintos mais pobres do planeta financiam o quinto mais rico com U$ 660 bilhões anuais.

O controle sobre o mercado financeiro e o fato de que emite a moeda de referência dá aos Estados Unidos um papel privilegiado, seguido pela União Europeia.

De acordo com os pesquisadores Gastón Nievas e Alice Sodano, da Escola de Economia de Paris, as nações em desenvolvimento representadas pelos BRICs abrem mão de 2 a 3% de seu PIB nestas transferências, dinheiro que poderia ser melhor aproveitado com investimentos em casa.

O renomado economista Thomas Piketty, que além de professor é co-diretor do Laboratório Mundial da Desigualdade, saudou o estudo:

Resumindo: os países ricos fingem ser a favor de mercados justos e abertos, do desenvolvimento para todos, etc. mas, na prática, a forma como os mercados financeiros são organizados e regulamentados leva a uma enorme transferência de rendimentos do Sul global para o Norte global, ano após ano e aumentando ao longo do tempo.

Piketty expôs os gráficos que acompanham o estudo, um deles demonstrando os ganhos dos EUA, União Européia e Japão e as perdas da China, Rússia e dos BRICs em relação ao PIB, com o passar das décadas.

O estudo mereceu um editorial do diário........

© Revista Fórum


Get it on Google Play