Formação em Contexto de Trabalho: onde escolas e mercado de trabalho acertam o passo
A Formação em Contexto de Trabalho (FeCT) é uma das características distintivas do ensino profissional (EFP). É esta componente que aproxima os jovens e as escolas do mercado de trabalho e dos profissionais das respectivas áreas. É também a FeCT que permite às empresas receber e participar na formação de profissionais com qualificações técnicas, científicas e socioculturais, contribuindo para que a sua formação responda às necessidades do mercado de trabalho.
Esta relação de paridade entre a escola e o mercado de trabalho não está isenta de tensões e conflitos, mas pode também criar um espaço de coesão, de encontro de interesses e de possibilidade de partilha de sinergias, resultando num grande contributo para a sociedade, nomeadamente para assegurar um "match" entre as qualificações e as necessidades do mercado de trabalho. Mas também com a empregabilidade, a produtividade e a economia; e, globalmente, a inclusão e a igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho. Este par é, na verdade, um triângulo, porque no centro de todos os interesses, conflitos e coesão estão sempre os alunos.
O projecto We´ll Work VET (WWVET) foi um projecto Erasmus de cooperação entre instituições, que envolveu a Escola Secundária Francisco de Holanda (escola........
© PÚBLICO
visit website