menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Portugal não é mais o que era

15 1
previous day

Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.

Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.

Lembro-me da conversa que tive há algumas semanas com um amigo sobre o silêncio e que ele, por vezes, grita mais do que qualquer palavra. As palavras, para significar algo, precisam de uma complexa teia de elementos e, por vezes, o que se cala fala tanto ou mais do que se diz. Quando inicio o meu texto com um “Portugal não é mais o que era” digo mais naquilo que não escrevo do que naquilo que efetivamente se vê.

A iniciar, por ser o título de um escrito, o que confere um horizonte específico de expectativas e, além disso, produzido por uma instituição jornalística que se assume brasileira dentro de um organismo português. Aquele que se depara com esse título, pode legitimamente esperar que se discorra sobre Portugal, mas numa discussão maior que, de algum modo, envolva o Brasil. Mas a palavra Brasil é um silêncio na frase e não há nenhuma garantia específica sobre o que pretendo escrever.

Ocorre que o leitor não é um simples receptor da mensagem, como se fosse um cesto no qual depositamos o que nos der vontade. Para que qualquer texto faça efetivamente........

© PÚBLICO