menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Um novo capítulo para os Museus, Monumentos e Palácios de Portugal

4 12
01.04.2025

Quando há cerca de nove meses o Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E. tomou posse, recebeu como prioridade, que assumiu como sua, a realização dos concursos para diretores dos 37 Museus, Monumentos e Palácios que tem a responsabilidade de gerir.

Tendo a grande maioria dos diretores já ultrapassado o tempo previsto dos seus mandatos, alguns há mais de 12 meses, revelava-se urgente a superação deste longo regime de substituição. Acorrendo a ela, à urgência, e interpretando criteriosamente o nosso estatuto enquanto Entidade Pública Empresarial, inspirámo-nos no sistema concursal utilizado, por exemplo, nos Teatros Nacionais e procurámos imprimir uma maior agilidade a um processo que, anteriormente, se prolongava por um ano ou mesmo mais.

A partir deste quadro legal fomos construindo, em articulação natural com a tutela, uma estrutura que seria aplicada pela primeira vez neste contexto e que nos permitisse levar a cabo os procedimentos concursais com a flexibilidade........

© PÚBLICO