menu_open
Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Ter pena de mim mesmo

18 1
03.03.2024

Nos momentos difíceis muitas vezes o maior sofrimento vem em forma de ter pena de mim próprio. É como se o pior que me acontecesse não fosse o que me acontecesse mas o que faço com o que me está a acontecer. E suspeito que ter pena de mim mesmo é especialmente grave porque ajuda o mal que me acontece em vez de me ajudar a mim. A pessoa com pena de si mesma entrega-se ao problema em vez de enfrentá-lo.

Não me entendam mal até porque não tenho talento para auto-ajudas. De um modo geral, tenho vivido como a pessoa que menos me ajuda a mim mesmo. Na origem dos meus problemas a percentagem que pode ser atribuída a mim é altíssima e vai destacada à frente dos outros concorrentes. Claro que nem todos os sarilhos que me acontecem foram criação minha mas, ainda assim, vou isolado do pelotão. Logo, estas linhas não devem ser entendidas como vindas de alguém com algum tipo de espécie de autoridade moral para ensinar os outros a enfrentar a vida.

Qual é, então, a minha moral para vos falar dos prejuízos de ter pena de si mesmo? Não é a moral que vem de os vencer mas de sucumbir às mãos deles. Deixem-me exemplificar: ainda hoje tenho um problema para resolver (e vamos lá a ver se hoje é só um problema que tenho para........

© Observador


Get it on Google Play