menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Irão os preços das casas baixar?

9 1
previous day

Nos últimos meses, os alertas sobre o mercado da habitação em Portugal têm-se multiplicado, sobretudo preocupações sobre a falta de oferta e críticas ao elevado custo das casas, tanto por parte de instituições europeias como de entidades nacionais. Importa compreender cabalmente quais são os argumentos utilizados para sustentar estas preocupações.

A Comissão Europeia identificou Portugal como o país da União Europeia com a maior sobrevalorização estimada, quando os preços atuais são comparados com os respetivos fundamentos económicos nacionais, tais como rendimento disponível, dinâmica demográfica, custos de construção e condições financeiras.

Em simultâneo, os avisos insistem na deterioração da acessibilidade. O rácio entre preços das casas e rendimento das famílias tem vindo a agravar-se continuamente, afastando os agregados mais jovens e de rendimentos médios do acesso à habitação.

Esta tendência é corroborada pelo Índice de Preços da Habitação (IPHab) do Instituto Nacional de Estatística, evidenciando um aumento de mais de 150% nos preços das casas em termos nominais desde 2014. Importa........

© Observador