O Estado Novo era fascista e esquerdista
O regime autoritário do Estado Novo, montado pelo António de Oliveira Salazar, era fascista e da esquerda. A origem etimológica de “fascismo” é fasci, ou feixe de trabalhadores. E o que é um feixe de trabalhadores? Um sindicato. E não é que as raízes genealógicas do fascismo residem no socialismo italiano? O socialismo marxista prega a luta das classes e a defesa do proletariado.
Já Marcello Caetano defendia as iniciativas legislativas para proteger os trabalhadores contra a suposta concorrência desvairada introduzida pela industrialização, escrevendo: “O Estado liberal considerava as relações de trabalho questão de interesse privado. Foi mérito dos primeiros socialistas – e dos primeiros católicos-sociais – mostrar que não era assim; é que não podia nem devia o poder público alhear-se dos problemas do mundo do trabalho” (p. 125, Depoimento). Uma citação que irá chocar os progressistas que leem isto.
Tanto na Itália como em Portugal havia centenas de sindicatos e grémios, muitas vezes obrigatórios, aglomerados em federações e uniões........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
John Nosta
Daniel Orenstein