Cidade formatada
O que é uma cidade formatada ?
Resposta curta:
– É toda aquela que pretende ser demasiado disciplinada e que caminha para que tudo seja proibido.
Resposta longa :
– Existe a tendência de tentar implementar nas cidades portuguesas a ideia de que a proibição quase asfixiante da circulação automóvel vai “ devolver a cidade aos cidadãos ” .
Não importa o carácter das ruas e avenidas pois estas são desvirtuadas com excessivas marcações , estreitamentos de vias, pontaletes em abundância, tudo com o fim de inibir a velocidade dos automóveis e tornar os seus condutores mais ordeiros. A palavra de ordem é pois DISCIPLINA.
Os departamentos de trânsito das Câmaras Municipais são magnânimos na sua implementação de planos coloridos ( normalmente ficam bem no papel ) fazendo exaustivos projetos com separação de tráfegos rígidos entre pessoas e viaturas. Na maior parte das vezes a continuidade de circuitos é esquecida.
É irrelevante se as ruas que têm habitações, serviços ou pequenos negócios adjacentes, contribuindo ao longo de décadas para a personalidade urbana de determinado local, e que precisam de ter estacionamento de superfície para sobreviverem. Não se pode esquecer que são as RUAS que permitem lojas, habitações, e escritórios de coexistirem.
PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR
Com tanto pragmatismo as ruas........
© Observador
visit website