Mães no trabalho: do desafio à oportunidade de mudança
O dia começa cedo: filhos para vestir, pequeno-almoço para preparar, lancheiras, casacos, birras e emoções para gerir. No meio de tudo isso, ainda há que encontrar tempo para nos arranjarmos e sair de casa com alguma serenidade — prontas para o escritório. Sair a tempo de os deixar na escola, entrar pontualmente naquela reunião das 9h, trabalhar com foco para conseguir sair a horas decentes de ir buscá-los. Uma pausa num trabalho apenas para começar outro: o de ser mãe. Banhos, jantares, logística do final do dia… e quando finalmente adormecem, ligamos novamente o computador para fechar o que ficou por fazer.
E nem falemos do que vai dentro das nossas cabeças: o jantar de amanhã, as roupas por lavar, o trabalho da escola, a festa de aniversário, as consultas. Sem contar com a gestão das nossas próprias emoções — tentar ser paciente, presente, dedicada, boa mãe, boa profissional, boa companheira.
Ser mãe e trabalhar é um desafio diário, um trapézio entre o amor e a exaustão, entre o tempo que damos aos outros e o pouco que sobra para nós. Ser mãe e trabalhar é um desafio e uma constante angústia sobre o tempo que dedicamos aos nossos filhos, à nossa casa, às nossas........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Mark Travers Ph.d
John Nosta
Daniel Orenstein
Beth Kuhel