Tempos difíceis para o novo Governo
Saúde, educação, justiça casas demasiado caras, uma economia apoiada em sectores de baixa produtividade, como o turismo, serviços públicos que se demitem de abrir as portas para as pessoas e um Estado capturado por oito anos de governo de António Costa são apenas alguns dos problemas com que se vai defrontar o próximo primeiro-ministro, seja ele Luís Montenegro, seja Pedro Nuno Santos. E poderá ainda enfrentar um enquadramento global muito mais desfavorável, com um sério risco de um conflito a envolver os países da União Europeia.
Os portugueses parecem ter consciência do mau estado em que estamos. Se levarmos em conta os resultados do estudo de opinião do ICS e do ISCTE para a SIC e o Expresso, 71% considera que o país está a ir pelo caminho errado e 60% afirma que é tempo de mudar o que, como diz Pedro Magalhães que lidera este trabalho, pode querer dizer coisas diferentes para pessoas diferentes.
Como várias vezes se escreveu aqui, estes últimos oito anos foram o tempo da oportunidade perdida, estando por perceber as razões. A pandemia e a guerra explicam apenas uma parcela mínima.........
© Observador
visit website