A importância da Segurança e da Defesa na Europa
9 de maio de 1950, data em que Robert Schuman assinou a Declaração para a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), instituição que esteve na génese da construção da União Europeia, tal como hoje a conhecemos, as questões da segurança, da defesa e da manutenção da paz sempre estiveram na primeira linha das preocupações, considerando, muito especialmente, a forma como a Europa foi destruída durante a II Guerra Mundial e a necessidade de evitar situações semelhantes no futuro.
Ontem, como hoje, estas questões são a base da prosperidade de qualquer país, mas em particular de toda a União Europeia. Ninguém quer viver, nem investir, nem visitar países e zonas inseguras ou em guerra.
Como é sabido, quer Portugal, quer a ampla maioria dos 27 países que integram a União Europeia, têm uma ligação forte e ancestral à Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN), que é uma Aliança defensiva, a qual tem por missão garantir a segurança e a defesa dos territórios e das populações dos países aliados contra qualquer ameaça.
Considerando esta aliança, que nos tem trazido um........
© Observador
visit website