menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Não esquecer: a culpa é do capitalismo!

9 2
22.11.2025

O capitalismo está a falhar às gerações mais jovens? E será essa a causa que as leva a procurar refúgio em cavaleiros do apocalipse como Zohran Mamdani? Peter Thiel acredita que sim.

«Se se formou em 1970 sem dívidas escolares», disse Thiel ao The Free Press (7 de novembro), «compare isso com a experiência da geração millenial: muitas pessoas vão para a faculdade, não aprendem nada e acabam com dívidas incrivelmente pesadas». É uma tese interessante, até lógica, e identifica um problema real que as comunidades políticas ocidentais, em especial a norte-americana, enfrentam atualmente. Todavia, o argumento do empresário apresenta algumas lacunas. E a mais importante está na atribuição da culpa – uma característica mais ou menos transversal às críticas pós-liberais, movimento do qual Thiel é uma das cabeças mais influentes. É no parágrafo seguinte que o erro se cristaliza: «Atualmente, é extremamente difícil para os jovens comprarem uma casa. Se existirem leis de ordenamento do território extremamente rígidas e restrições à construção de mais moradias, isso é bom para os boomers, cujos imóveis continuam a valorizar, e é terrível para os millenials». «Se proletarizarmos os jovens», concluiu, «não devemos surpreender-nos que acabem por tornar-se comunistas».

Por outras palavras: Peter Thiel reconhece que os principais problemas residem na intervenção central que distorce o mecanismo de mercado – uma das formas elementares pelas quais o socialismo se manifesta –, mas culpa o capitalismo pela atração que os jovens sentem pelo socialismo/comunismo. Imagine-se que o Estado ordena a substituição dos dois pneus traseiros de um carro por duas rodas de carruagem em todos os veículos que venham a ser produzidos após a entrada em vigor da lei.........

© Observador