Lamego: a "Cidade Influencer"
Lamego é uma das cidades mais antigas de Portugal, com uma fundação anterior à própria nacionalidade. As Cortes de Lamego, onde D. Afonso Henriques teria sido coroado, são uma lenda que, sinceramente, acho que valoriza mais o “Conquistador” do que a própria cidade. Não é para todos ser coroado numa terra como esta.
Temos um santuário e um escadório de fazer inveja a grandes capitais europeias, um castelo que outrora foi uma fortificação crucial, a Igreja de Santa Maria de Almacave, a Sé Catedral com as suas raízes românicas e o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, o nosso ex-libris. Poderia dedicar este artigo apenas à História e à cultura que nos deram importância militar na Idade Média e pujança no apogeu do vinho nos séculos XVII e XVIII.
Mas, entre monumentos e glórias passadas, Lamego perdeu-se. Não encontrou um plano de futuro que honrasse essa História. Ficámos presos ao passado, ao quão grandes já fomos, e isso deixou-nos pior do que estávamos. Passámos a ser uma “cidade influencer”, quem olha de fora vê toda esta beleza e pujança, mas quem aqui vive, trabalha ou, infelizmente, teve de sair em busca de uma vida melhor, sabe que não podemos viver apenas de memórias. É urgente cuidar do presente e preparar o futuro.
O Peso do........© Observador





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Mark Travers Ph.d
John Nosta
Daniel Orenstein
Beth Kuhel