menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A crença da Homeopatia face à Medicina

11 1
24.07.2024

Recentemente, o Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (NHMRC) da Austrália realizou um estudo abrangente sobre a eficácia da homeopatia, analisando mais de 200 estudos. Após analisar 1800 trabalhos de investigação e selecionar 225 que atendiam a critérios específicos, a autoridade nacional para a saúde no país concluiu que a homeopatia não supera um placebo no tratamento de quaisquer condições de saúde.

Como farmacêutico, a minha formação académica e prática profissional baseiam-se em princípios científicos sólidos, que são essenciais para garantir a eficácia, adequabilidade e segurança das terapêuticas disponibilizadas aos doentes. Contudo, a homeopatia, não cumpre os mesmos critérios rigorosos de evidência científica que a medicina tradicional e a farmacologia moderna baseadas em evidência.

Historicamente, a homeopatia foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann no final do século XVIII. Hahnemann, insatisfeito com as práticas médicas da época, procurava alternativas mais seguras e eficazes para o tratamento de doenças. As práticas médicas comuns da época, como sangrias e purgações, eram muitas vezes mais prejudiciais do que benéficas para os doentes.

Hahnemann desenvolveu o princípio do similia similibus curantur (o semelhante cura o semelhante) após traduzir um texto médico de William Cullen, no qual Cullen descrevia os efeitos da quinina (usada para tratar a malária). Hahnemann decidiu testar a quinina em si mesmo, consumindo doses repetidas da substância e observando que ele mesmo desenvolvia sintomas semelhantes aos da malária. Com base nesta experiência, Hahnemann postulou que uma substância que causa certos sintomas numa pessoa saudável poderia ser usada para tratar os mesmos sintomas numa pessoa doente. Esta ciência experimental era comum, e lógica, para a altura e grau de desenvolvimento científico em que a humanidade se encontrava.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além do princípio do “semelhante cura........

© Observador


Get it on Google Play