menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Banco para a Descarbonização Industrial: a não perder

8 1
21.10.2025

A Europa está a criar um novo banco. Mas não é um banco comum. É o Banco de Descarbonização Industrial, e o seu propósito não é financiar consumo ou dívida, é financiar a transformação estrutural da base produtiva europeia. O leilão-piloto lançado agora pela Comissão Europeia, com um orçamento de mil milhões de euros, é o primeiro passo visível desta revolução.

Pela primeira vez, a União Europeia testará um mecanismo inovador para financiar a descarbonização energético industrial, isto é, a substituição das caldeiras e fornos fósseis que ainda são usadas para a produção de calor nas fábricas europeias, e que representam três quartos do calor industrial produzido no conjunto do bloco. O princípio é simples: quem conseguir reduzir emissões ao menor custo por tonelada de CO₂ evitada, recebe apoio direto da União.

Este modelo, baseado em leilões de eficiência climática, é muito mais do que um instrumento financeiro. É um ensaio técnico e económico para o futuro Banco de Descarbonização Industrial, previsto para ser lançado até ao final de 2025 com um orçamento potencial superior a 100 mil milhões de euros. A sua missão: apoiar, de forma estruturada e previsível, a........

© Observador