A dualidade de critérios na análise política
No contexto de debates para as legislativas de março de 2024, tentei fazer uma análise ao comportamento dos analistas/ comentadores políticos, relativamente aos diversos partidos.
A análise do comportamento dos partidos políticos, especialmente no que tange à dicotomia esquerda-direita, constitui um tema que suscita constante debate. A dualidade de critérios usada, frequentemente, por parte dos analistas e comentadores políticos, não me parece inocente. Esta é habitualmente marcada por uma propensão a tolerar comportamentos negativos da esquerda e, por outro lado, por uma postura extremamente crítica em relação à direita.
Quando o assunto é analisar o comportamento dos políticos de partidos de esquerda, observa-se uma enorme tolerância com erros e comportamentos, mesmo que sejam altamente questionáveis. Mentiras em debates, como aquelas da avó e do pai da Mariana Mortágua, por exemplo, são frequentemente interpretadas como “estratégia”. Em contrapartida, quando idênticas situações acontecem “à direita”........
© Observador
visit website